Só consigo ver o Porto Campeão!

Vem aí um enorme aperto no coração! Avizinha-se um Domingo de enorme tensão. Não só para portistas, mas também para os benfiquistas. Não sei se será ilusão, mas continuo a achar que iremos ser campeões este ano. Não consigo ver o Porto a perder na Luz, e não consigo ver o Benfica a ganhar em Alvalade. 3 e 2 são 5, e só consigo ver o Porto campeão!!

Terá de ser um FC Porto de volta a grandes exibições, aquele que não perderá na luz. Mas é certo que o Porto de Conceição consegue mais facilmente uma grande exibição contra equipas de maior valor, do que contra os chamados “pequenos”. Os últimos jogos são prova disso mesmo (sim, há também o efeito não-Marega). Assim de repente as últimas boas exibições que me recordo vieram contra Sporting e contra Braga.

Estava convicto que Danilo iria ser fundamental neste clássico, mas o azar voltou a bater-lhe à porta (e desta vez com alguma força), pelo que nos meses que se aproximam, não poderemos contar com o homem. Ainda assim, a equipa já mostrou ser capaz das tais boas, grandes exibições com a dupla Herrera e Sérgio Oliveira. Mas terá de ser um Sérgio renascido, que o dos últimos tempos tem estado mais apagadito.

Depois do trambolhão em Belém, o fulcral era vencer o Aves no dragão. O jogo do passado Domingo resumiu-se praticamente a isso. A equipa entrou bem e confiante, o que foi bom de ver, marcou 2 golos no início do jogo e arrumou a questão. O jogo podia ter acabado aos 45 minutos que não se iria perder muito com isso.

alex
Fonte: Ojogo

Ficou a faltar algo na exibição contra o Aves. Claro que todo o adepto quer vencer sempre por 5 ou 6. Mas mais do que o resultado mais ou menos escasso, a minha preocupação prende-se com a não-capacidade de criar mais oportunidades contra um Aves que se viu a perder desde cedo. Mais preocupante ainda do que isso, foram as jogadas de perigo que o Aves conseguiu criar em contra-ataque quando o Porto já se encontrava a vencer por 2 golos. Vi neste jogo, por mais do que uma vez, a equipa do Porto completamente descompensada na perda de bola. 1 ou 2 toques de bola após a recuperação por parte do Aves e as sirenes das defesa do Porto já estavam todas a berrar.

Isto faz-me acreditar que o Porto é cada vez mais uma equipa muito dependente do fator emocional do jogo e não tanto do aspeto racional ao qual tantas vezes é preciso atentar. O Porto de Conceição transpira emoção, transpira garra, mas por vezes transpira desequilíbrio quando tem tudo para estar equilibrada. Por um lado, o carácter emotivo e aguerrido da equipa é, para mim, a principal arma nos jogos contra os grandes, como o do próximo domingo na Luz. Mas por outro lado, a falta de equilíbrio (emocional e “tático”) é também responsável pela ineficácia ofensiva, a não clarividência no momento de construção e os desequilíbrios defensivos quando a equipa se encontra a vencer por 2, por exemplo. Falta um botão na equipa para baixar o Conceiçómetro nos momentos em que a equipa está a vencer, ou nos momentos em que a equipa está em primeiro lugar com 5 pontos de avanço.

Estou confiante para o jogo que se aproxima e para o resto do campeonato. É preciso também não esquecer que depois do jogo da Luz vamos manter-nos por Lisboa à procura do bilhete para a final da taça de Portugal. Serão 2 jogos que ditarão muito sobre o sucesso desportivo esta época, para os quais penso estarmos bem preparados!

Despeço-me com o 11 que penso que Conceição levará para a Luz: Casillas, Ricardo, Felipe e Marcano, Alex; Herrera, Sérgio Oliveira e Otávio; Brahimi, Abouba e Soares.

Força Porto!

Um até já,

Pinto Não da Costa

2 opiniões sobre “Só consigo ver o Porto Campeão!”

Deixe um comentário