Na Europa para ficar! Venham os milhafres

Foi um bom resultado este empate na Turquia. Isso para mim é óbvio e não me custa admitir. Não pelo que se passou durante a partida. O resultado espelha o que se passou em campo. Digo ser um bom resultado, pois com o plantel que temos (e em parte também pelas escolhas feitas), acaba por ser um bom resultado o empate em casa do vencedor do grupo. O Besiktas tem um bom plantel, com jogadores de valor individual acima da média, e alguns deles que tão bem conhecemos (o caso de Pepe, Quaresma e até Talisca). Mau resultado foi a derrota em casa, isso sim. Tivéssemos ganho esse jogo (ou não perdido) e as coisas estariam agora diferentes.

besitas_porto2
Fonte: página oficial facebook do FCPorto

O que resulta dos embates de ontem no nosso grupo da Champions é que Besiktas está apurado para os oitavos e em primeiro!, Mónaco está afastado das competições Europeias, e FC Porto e Leipzig encontram-se com os mesmo 7 pontos na luta pelo acesso à próxima fase, com vantagem no confronto direto para a nossa equipa.

besitas_porto

Assim sendo, na derradeira jornada teremos o FC Porto a receber um Mónaco já afastado de qualquer perspectiva de continuar em provas europeias, enquanto que Leipzig receberá o já apurado, e sempre primeiro, Besiktas. Teoricamente, ambas as equipas terão a vida minimamente facilitada para vencer. Teoricamente. É preciso não esquecer que o jogo derradeiro com o Mónaco acontecerá imediatamente após o clássico com o Benfica. Com o entusiasmo em volta da equipa que temos vindo a sentir (e bem!), um resultado menos bom (derrota e até mesmo empate) poderá ser um balde de água fria. E poderá trazer consequências na forma de encarar o dito jogo derradeiro para a Champions.

Assim, as contas são fáceis de resumir. FC Porto passa se vencer Mónaco, passa se empatar e Leipzig não vencer, e passa se Leipzig perder independentemente do resultado que faça frente ao Mónaco. Na minha opinião ambas as equipas vão vencer (Porto e Leipzig) e seguiremos em frente pelo desempate no confronto direto (aquele golo de Maxi Pereira aos 90+3 no jogo contra o Leipzig no Dragão ainda pode valer uns milhões!!).

Quanto ao jogo de ontem, como disse atrás, o empate a uma bola ajusta-se bem ao que se viu em campo. O 11 escalonado por Conceição foi o primeiro passo para a não-derrota. Não o posso julgar, e estou inclinado até para dizer que terá sido a escolha mais racional. Isso não quer dizer que, emocionalmente, eu não quisesse ver Óliver a jogar. Uma defesa que só mudou pela inclusão de Maxi na direita. O lugar na baliza, ao contrário do vaticinado pela comunicação social, manteve-se para José Sá, e bem! Aquele meio-campo com Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera foi mesmo apostar na não-derrota! A isso se junta a inclusão na ala direita do habitual defesa direito, Ricardo Pereira. As pretensões ofensivas ficaram então reféns da criatividade e rasgos de Brahimi e das incursões de Alex Telles pela esquerda. Devo acrescentar que Ricardo Pereira também conseguiu criar alguns desequilíbrios pela direita com a sua velocidade.

besitas_porto3
Fonte: página oficial facebook do FCPorto

No final, mais do mesmo. Uma equipa unida, coesa, solidária, que até conseguiu criar oportunidades suficientes para sair da Turquia com a vitória, mas sem mostrar um futebol propriamente interessante ou se quiserem, com nota artística. Mas fora com o Besiktas, acho que Conceição fez a escolha que devia. Há que ser pragmático quanto baste, para se alcançar o importante objetivo (para as contas que a SAD tem na cabeça e também para o nosso ego!!) de nos apurarmos para os oitavos de final.

Próximo jogo é fora e com o Aves. Trata-se de um milhafre que teremos de abater antes de defrontarmos e vencermos a verdadeira águia no dragão. Estes jogos têm sempre a sua dificuldade, e não me canso de dizer que é neles que se ganham campeonatos. Há que mudar o chip, e fazer por ganhar o jogo. Meter Óliver, meter Corona. Ganhar com força, com pujança!

Um até já,

Pinto Não da Costa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s