Sensações de “Ser Portista” em jornada de derby!

São estranhos dias estes em que vivemos. Dou por mim, enquanto portista que sou, tranquilo com o rumo da equipa. Por 4 anos andei com a alma atormentada. A cada semana lá vinham os calafrios. A cada jogo, os sobressaltos. Jornada a jornada a fazer contas para perceber quando conseguiríamos voltar ao topo da tabela.

Quatro anos volvidos, e as sensações de ser portista estão de volta. Na minha cabeça passa-se um pensamento: “estamos em primeiro“. Não um primeiro circunstancial. Um primeiro merecido. Um primeiro normal! Tenho dificuldades em me recordar se temos 2, 3, 5? pontos de avanço em relação aos rivais. Benfica e Sporting ganham os seus jogos nesta jornada, e eu dou por mim a encarar o derby com o Boavista tranquilamente. “O Porto ganha!“, penso eu para mim. A confiança na equipa voltou! É muito cedo. A época ainda nem a meio vai. Mas independentemente disso, o Porto voltou!

Nunca é fácil um jogo destes. Um Boavista-Porto é sempre um jogo de risco, um jogo de emoção, um jogo de luta e garra! Passados os dias de 2ª liga, o Boavista parece estar a cimentar o seu lugar na divisão que lhe pertence. Enquanto portuense, aplaudo-o e felicito-o. Quem vê o resultado final, Boavista 0 – 3 Porto, pode enganar-se em relação ao que foi o jogo.

boavista_porto.jpg

A estatística final do jogo, mostra vantagem do FC Porto, mas nem tudo foram facilidades. Até pelo contrário. Vi o jogo durante um jantar de amigos, havendo benfiquistas e sportinguistas à mesa. De cada vez que enchia a boca de entradas, deitava um olho para a televisão. Admito que com o passar do tempo a comida estava cada vez mais a custar a engolir. E não era pela qualidade dos pitéus! A 1ª parte do Porto foi fraquinha. Jogo muito dividido, sem o Porto conseguir dominar como gosta. Depois do golo, tudo se tornou mais fácil! E o jantar, também ele, começou a correr melhor. O Boavista teve de correr atrás do prejuízo, e o Porto com a vantagem, fez o que lhe compete: matar o jogo! Longe vão os dias de guardar a vantagem lá atrás na defesa. Com critério na posse, e com transições rápidas se conseguiram os golos da tranquilidade. O Porto saiu do derby no 1º lugar, mostrando que a força do dragão está de volta e para ficar!

Eu não sou o maior fã dos jogadores “fantásticos”. Aqueles com magia nos pés. Melhor dizendo, aqueles que têm magia nos pés e que lhe dão mais importância do que à própria equipa onde jogam. Naturalmente, sabe quem me conhece, não tenho sido fã de Brahimi nestes anos que leva de dragão ao peito. Tenho vindo constantemente a dizer, que se ele quisesse, poderia ser um grande jogador. Diria mesmo, de nível mundial. Não há assim tanto com a sua capacidade de drible. Mas falta o “click“. O saber quando acaba a fantasia e se deve dar prioridade ao interesse coletivo. O saber que, apesar de haver mais um adversário para fintar, a melhor decisão para a equipa, é largar a bola. Esse “click” está a acontecer. A influência de Brahimi na equipa do Porto aumenta exponencialmente com o evoluir da sua maneira de jogar. Neste momento digo, Brahimi é um jogador essencial na equipa do Porto. Pela primeira vez desde que chegou (e continuando a jogar assim), espero que não saia em janeiro!!

boavista_porto_brahimi.jpg

Esta quarta-feira temos jogo para a Liga dos Campeões em casa com o Leipzig. Será com certeza um jogo bastante complicado. Enquanto adepto do FC Porto eu quero que a equipa vença sempre. Enquanto adepto, quero que passe à próxima fase da Champions (e bem jeito faria para equilibrar as cronicamente desequilibradas contas). Mas deixando de lado a emoção e analisando com “a razão”, talvez fosse mais proveitoso apontar baterias totalmente para o campeonato, do que desgastar física (e talvez emocionalmente) a equipa em jogos de Champions. É a chamada “faca de dois legumes”. Seja como for, Força Porto!

Um até já,

Pinto Não da Costa

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s