Chapa 6, mais Herrera, passando por Iker!


Depois da justa derrota na Alemanha, voltamos ao que realmente importa ao FC Porto, com a receção ao Paços de Ferreira. Mais uma exibição convincente, com a tática correta, mas talvez, e outra vez, com alguns intervientes errados.

Primeiro o jogo. Foram 6 golos para o Dragão e um golo para os castores, oferta de Herrera (desculpem, não me aguentei!). O Porto entrou bem, marcou cedo. Sofreu cedo também e as coisas poderiam ter seguido outros caminhos. Mas não. Marega mostrou uma vez mais que, dentro de todas as suas evidentes limitações, para os gastos do campeonato português, o homem toma, e bem, conta do recado. Se o maliano se apaga em jogos de champions, penso que não haverá portista que não seja capaz de reconhecer o impacto que Monstro Marega está a ter! Parabéns ao homem, pá! Parabéns ao Sérgio pela aposta!

image

O resumo do jogo é fácil. Vitória convincente, num jogo que o Porto tornou fácil pela forma como o encarou, desde logo pelo posicionamento tático (embora dinâmico) que adotou. Falo de um meio campo com 2, e 4 homens de clara vocação ofensiva. É a jogar desta forma que se ganha este campeonato. Não em todos os jogos, mas na maioria deles.

Falemos então desses 2 no meio campo. Danilo é indiscutível (embora esteja um pouco em baixo de forma) tanto que a escolha por outro trinco dentro do plantel é escassa, para não dizer mais. E quem joga com 2 no meio campo, tem de jogar com um trinco. Custa-me repetir-me constantemente. Mas custa-me ainda mais ver Óliver sentado no banco para jogar Herrera. Já sei que se diz por aí que Herrera representa mais segurança no meio campo. Peço desculpa mas não consigo ver isso. O tempo passa e cada vez mais me convenço que Conceição está errado nesta escolha. Mas adiante.

Agora, a baliza. Que raio anda ali José Sá a fazer. Não me interpretem mal. Desportivamente eu até nem acho que Casillas seja melhor do que Barbas. Caraças,  desde o início que fui crítico na contratação de Iker. Está a meu ver a receber muito mais dinheiro do que aquilo que vale. Foi para mim um capricho do nosso presidente. Algo que lhe pareceu que faltava no currículo. Um jogador de renome mundial assinar pelo clube. Tá  tudo, mas isso já passou. Porra! O contrato foi renovado no início da época, numa decisão que me pareceu consensual entre as duas partes.

naom_59ec371751bd5

O que poderá levar Conceição a tirar Iker da baliza? A defesa estava bem. Porquê criar ruído?  Porquê promover instabilidade? Custa-me a engolir a conversa dos telemóveis. Custa-me a crer que a motivação de Casillas nos treinos tenha caído a pique nos últimos dias. Não me custa tanto a crer no entanto que por algum motivo os egos de Conceição e Iker tenham chocado.

Mas nestes últimos dias de reflexão sobre o assunto dei por mim a pensar: e se isto estiver planeado desde o início da época? E se Casillas acedeu ao pedido de ficar no Porto até Janeiro de modo a permitir a transição mais suportada do seu lugar na baliza para José Sá, saindo no mercado de Inverno para os EUA ou um mercado similar que lhe dê a reforma dourada que pode querer? E se Vaná foi comprado, recorde-se que foi efetivamente a única contratação do Porto, já pensando em ser suplente de Sá no que restará da época?

Na minha cabeça faz mais sentido esta ideia do que qualquer uma das que se vai lendo nos jornais. Mas só o tempo o dirá. Seria de aplaudir a gestão do clube caso tudo isto bata certo.

Amanhã temos jogo no Dragão para a taça CTT, ou da liga, ou do Eusébio, ou lá o que é. Espero que ganhem. Mas não me interessa muito, é verdade. Força Porto!

Um até já,

Pinto Não da Costa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s