É Tudo do Sérgio!

Oh pá… Sérgio Oliveira?!?! Óliver outra vez no banco? Cara*** do Conceição pirou de vez! Mónaco 0 – 3 Porto. É…, mais uma chapada de Conceição aos que teimam em levantar dúvidas ao seu valor como treinador.

Vamos ser honestos. O resultado no Mónaco não espelha a diferença de valor das equipas. Pelo menos o valor das suas exibições neste jogo. Foi um daqueles jogos que acabou bem para nós, assim como podíamos ter sido nós os derrotados. Muito dividido até ao primeiro golo, golo esse que facilitou o plano de jogo do FC Porto em jogar em contra-ataque.

porto_monaco
Fonte: Ojogo

Mérito para Conceição por ter aprendido com o soco no estômago que o Besiktas nos lançou aqui há duas semanas no Dragão. Ficou à vista de quem quis ver nesse jogo que o Porto não pode manter o meio campo a 2 em jogos da Champions. Mérito por ter tido humildade e ter aprendido. Mérito por não ter sido teimoso! Não é assim tão comum vermos isso num treinador…

Não sou propriamente adepto dos adeptos de marés, em que tudo está bem quando se ganha, e tudo deve mudar quando não se ganha. Uma coisa tenho de admitir. Fui crítico na contratação de Conceição. Disse que entre ele e NES a diferença era nula. Não é nula! É substancial! É melhor treinador que NES. Pode muito bem não ser campeão na mesma, mas é melhor! A equipa está melhor! Falta ver como lidará com uma maré de maus resultados, é certo, mas já mostrou o seu valor.

Mas Conceição não é perfeito. Para mim, vá. Quero eu dizer, apesar dos resultados (das vitórias), nem sempre estou de acordo com as duas decisões. Óliver de tem calçar mais. Tem de ser titular em praticamente todos os jogos do campeonato. Quando não for, que seja para descansar e jogar num seguinte jogo mais importante. Pecado dos pecados: Herrera joga para Óliver sentar no banco. Não perdoo isto a Conceição!!

Tem sido este o principal tema de conversa aqui entre os dragões do PéEmRisco. Não me venham com a história que Herrera dá mais segurança ao meio-campo. Isso na teoria estaria certo. Mas não está na prática. Herrera não é melhor que Óliver a defender. Pior, Herrera perde muito mais bolas do Óliver, pela sua enervante velocidade de processamento. O homem devia mesmo largar o Xanax.

porto_chaves_oliver
Fonte: Goalpoint.pt

Vimos que Herrera serve para correr lá na frente a pressionar. E mais nada! E ainda assim, mesmo estando mais lá à frente, conseguiu fazer um daqueles passes em que é mestre, diretamente para o adversário que não marcou em contra-ataque porque não calhou. A única vantagem de Herrera jogar enquanto o Porto vai ganhando, é que em Janeiro pode ser que alguém (finalmente!!) o queira comprar. Acendo uma vela todos dias a pensar nisso!

A exibição de Sérgio Oliveira ontem mostrou que é um elemento válido na equipa. Mas na verdade não o consigo ver jogar muitas partidas esta temporada. É bom para os jogos em que Conceição não queira perder. Sim, foi isso que Conceição quis ontem. Não perder com o Mónaco. Acabou por conseguir um grande resultado, e ainda bem!, mas aquele 11 foi feito a pensar na não-derrota e não na vitória. E muito bem, se querem que vos diga! Mais uma vez a mostrar que apesar de toda a emoção que transpira Conceição, há cérebro, e nada mau diga-se, dentro daquela cabeça!

Agora, que vamos fazer em Alvalade? Vamos ter um Porto a não querer perder? Vamos ter um meio campo com Danilo e Óliver e o resto lá na frente? Para cima deles?!!? Eu nesta fase da época, e como o momentum com que estamos, ia jogar a Alvade para ganhar, e ganhar bem! O pior que nos pode acontecer é perder o jogo e ficar a 1 mísero ponto. Siga!! Vou deixar aqui o meu 11 para o clássico:

Na defesa não mexo: Casillas, Alex, Marcano, Felipe, Ricardo. Meio campo com: Danilo, Óliver e Brahimi. Sim, Brahimi no meio-campo e por dentro. Numa espécie de 10. No ataque: Monstro Marega, Ginga Ginga Abouba e Soares. Penso que Soares pode ser muito importante para jogar Domingo juntos dos centrais fortes do sporting soltando mais abouba. Marega e Coentrão seria um duelo lindo de se ver! Veremos o que Conceição nos reserva.

PS: Queria aqui só deixar a minha apreensão com a não-renovação de Aboubacar e Marcano. Que não haja dinheiro para contratar, eu percebo (enfim….). Mas segurar o que temos, é o mínimo! As gentes lá em cima andam mais acordadas, de certo tratarão disto!

Força Porto!!

Um até já,

Pinto Não da Costa

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s